O começo da internet no Brasil
3 de março de 2020

Conhecendo a Fibra Óptica

Um pouco de história

Em 1870, o físico inglês Jonh Tyndall, demonstrou o princípio de guiamento de luz através de uma experiência muito simples, utilizando um recipiente furado com água, um balde e uma fonte de luz, Tyndall observou o feixe de água sairá iluminado através do furo do recipiente, assim tivemos o primeiro relato da transmissão de luz.

Depois da descoberta do físico Jonh a fibra passou a ser usada quando surgiu o primeiro cabo submarino de fibra óptica intercontinental, começou a operar em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital.

Os cabos que cortam os oceanos do nosso planeta hoje têm a capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos. Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação (transmitir várias comunicações diferentes ao mesmo tempo através de um único canal físico) de vários comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits por segundo em um único par de fibras. Sem esses cabos pelo oceano a fora, você não se comunicaria com pessoas de outro país, continente, a sua comunicação seria restrita a uma área física muito pequena, em comparação ao alcance da fibra óptica.

Apenas em 1956 o físico Narinder Singh Kapany que fazia parte de uma equipe do laboratório Bell (USA), composta por ele e pelos doutores A.L. Schawlow e C.H. Townes, apresentaram os planos para a construção do primeiro laser a ser usado em sistemas de telecomunicação, melhorando gradativamente o que já era bom.

Quais os benefícios da Fibra Óptica?

A internet via fibra óptica possui inúmeras vantagens sobre outros tipos de conexão. Ela oferece uma transmissão com alta velocidade, normalmente não apresentando alterações e falhas de sinal, garantindo mais estabilidade do que a maioria das conexões convencionais.

Apesar do valor da instalação dessa tecnologia ser um pouco mais elevado do que de um cabeamento convencional, ela oferece maior custo benefício ao longo do tempo pois exige menos manutenção, a instalação acontece de forma rápida e possui muita durabilidade.

A fibra óptica também possui a vantagem de receber menos interferência da radiação eletromagnética, o que significa sinais mais estáveis. Além do mais, é muito mais difícil interceptar os dados que trafegam pela fibra óptica do que pelo cabeamento comum.

A fibra óptica acaba transmitindo mais dados com mais velocidade do que outros tipos de conexão, tornando-a a melhor experiência para quem gosta de jogar, assistir filmes online e baixar vários arquivos.

O que é FTTH?

FTTH é uma sigla em inglês que significa fiber to the home, ou seja, fibra até a casa. Essa tecnologia é feita de forma direta entre a Raimax e o usuário, onde a fibra óptica é colocada diretamente em sua residência.

A tecnologia FTTH permite altíssimas velocidades de internet, podendo transmitir grandes pacotes de dados em pouquíssimos segundos. Como a conexão é direta, sua qualidade e capacidade de banda larga é maior que as demais.